segunda-feira, 22 de agosto de 2011

La Democracia Corinthiana de Lula

Texto extraído do excelente blog futbolrebelde.blogspot.com

"

La Democracia Corinthiana de Lula

Por Ladislao Javier MoñinoEl recién proclamado presidente de Brasil es hincha del Corinthians. Durante la dictadura, Sócrates y Casagrande acudían a sus mítines.
Dicen en Brasil que la devoción por el Corinthians de Lula, proclamado ya presidente del Gobierno, es la consecuencia lógica de la condición social de la mayoría de los seguidores del club paulista. Mientras el Sao Paulo es el equipo elegido por los ricos, el Corinthians es el preferido por los pobres.
La relación entre Lula y el club se estrechó en 1982, con el nacimiento de la Democracia Corinthiana. Sócrates y Casagrande, por entonces jugadores del Corinthians, lideraron una revolución en el vestuario que acabó con las concentraciones. “Ni los artistas ni los obreros lo hacen y el futbolista es ambas cosas”, decía Adilson, mánager del club.
Los jugadores se reunían de noche en el vestuario y entre tragos de cerveza expresaban sus ideas de cómo debían funcionar el equipo y el país; acabaron con un entrenador impuesto por los militares. Sócrates, que se afilió al Partido de los Trabajadores, y Casagrande eran habituales de los mítines de Lula. Aquel Corinthians de soñadores, que jugó un fútbol excelso, denunciaba los atropellos que la dictadura cometió contra los activistas de la izquierda y desde el fútbol proclamaba “la imaginación al poder”. Incluso en las universidades se escribieron tesis sobre la Democracia Corinthiana y todos los favelados que, con Lula al frente, acudían al estadio de Pacaembu.

Publicado originalmente en AS en enero de 2003


"

sábado, 6 de agosto de 2011

PRUDENTE NÃO! (Ou os acordos de homens que são quebrados)

No começo, quando o Morumbi foi construido (e todos aqui deveriam saber o modus de contrução deste estádio), foi feito um acordo de cavalheiros que todos os classicos entre Corinthians x São Paulo / São Paulo x Corinthians fosse disputado neste espaço, e que a carga de bilhetes seria dividida entre meninos e meninas.

E isso funcionava bem até 2008, quando numa atitude digna de fazer qualquer porco imundo morrer de inveja, o São Paulo, o clube máximo dos máximos (#NOT), querido dos queridos (#NOT) e que não precisava de ninguem apenas de si mesmo (#FAIL), resolveu fazer a maior canalhice de todas. Destinou apenas 10% da carga de ingressos ao Corinthians, fazendo assim a pior burrice de um clube de futebol no Mundo (jogou dinheiro fora, pois aquela torcidinha só enche aquela porcaria na fase final de Libertadores). Comprou uma briga contra quem não deveria...

Talvez a atitude mais louvavel do presidente Tampão tenha sido tirar os jogos do Morumbi. Passando inclusive os clássicos ao templo Sagrado, o Corinthians se tornou imbátivel, pois a força da FIEL no Pacaembú é algo inimaginável.

Mas os classicos entre Corinthians x Palmeiras ainda eram feitos em Presidente Prudente. Foi quando numa atitude louvável entre os dois presidentes de ambas as agremiaçoes trouxe este clássico para o seu devido lugar. O Templo Sagrado do Paulo Machado de Carvalho. E a divisão foi muito coerente. O Visitante ficava com o tobogã. E tudo ia muito bem, até que os porcos mostraram sua face mais uma vez, assim como fizeram em 69 no caso Lidu e Eduardo. Numa canalhice tremenda, em um jogo que o mando era do Porco, deu também apenas 10% da carga dos ingressos ao Corinthians. Ainda sim, pelo menos os jogos ainda eram no Pacaembú,

E na data de ontem a diretoria porco se mostra novamente. Desprezando qualquer relação a sua cidade natal, desprezando o Futebol em troca de miseros $$, os porcos irão mandar o próximo clássico para a longinqua Presidente Prudente. Mostrando assim que porco não tem palavra, ou ainda, que porco tem medo de enfrentar o Corinthians no Pacaembú.

Portanto, o Chico bento ali ao lado é mais que necessário neste momento. Sugiro que seja feita pelos Palmeirenses e Corinthianos uma campanha forte para que o clássico seja disputado na capital, no seu lugar de direito, o Pacaembú. Faça até no Canindé se quiser, mas o faça na capital.

E que o Corinthians no próximo turno não faça esta pataguada também.

CORINTHIANS x PALMEIRAS é no Pacaembú...

PRUDENTE Não...

E tenho dito!

PS: Agradeço ao Japoneis pelo Chico Bento. Alias, recomendo seu post sobre o tema.