domingo, 26 de dezembro de 2010

LANÇAMENTO LIVRO - ALEGUÁ-GUA CORINTHIANS

Olá amigos Corinthianos!

Os meus amigos e companheiros de alambrado Filipe e de Fernando Wanner estarão lançando seu mais que aguardado livro: Aleguá-Gua Corinthians. O lançamento será em 10/01 às 20:00 no Bar da Torre do PSJ.


O Filipe, além de um grande Corinthiano, é o maior conhecedor da história do Corinthians que eu conheço. Basta ouvir na rádio Coringão (link ao lado), às sextas feiras 20:00 o seu programa "100 Anos de História", ou acompanhar em seu blog "Anarcorinthians" (link ao lado)  para saber do que eu estou falando.

Fernando Wanner também é um grande Corinthiano e um desenhista de 1ª qualidade. Seus trabalhos também podem ser vistos no blog "Corinthiarte" (também link ao lado).

Ainda não li o livro, mais levando em conta a forma que o Filipe coloca em palavras a História do Corinthians, tornando-a uma poesia (pois é o que a História do Corinthians é, uma poesia), e a categoria das ilustrações do Wanner, tenho certeza que esta mistura será um livro excepcional e, portanto, imperdível para qualquer Corinthiano.

Antes de tudo, um livro feito com a maior prova de amor de um Corinthiano ao Corinthians! O próprio Corinthianismo! Quem viu a luta dos dois para a publicação do livro sabe do estou dizendo.

Muito boa sorte Filipe e Wanner!

Então, anotem na agenda: 10/01/2011 às 20:00 no Bar da Torre (Torre da Vivi), dentro do Parque São Jorge!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MEU PRIMEIRO TITULO

***ATUALIZAÇÃO 16/12 às 21:49 - Após escrever o texto, peguei a camiseta da foto e mostrei ao meu pai. Ele abriu um sorriso e exclamou um "caramba" que me deixou emocionado e pareceu que meus problemas da semana se foram. Mais uma vez, OBRIGADO CORINTHIANS por me proporcionar este momento ***

Olá amigos Corinthianos!

Não vou relembrar como foi a trajetória do heróico titulo de 1990 conquistado pelo Corinthians, pois isso você pode ler melhor aqui, aqui e aqui. Pois estes viveram o momento mais do que eu.

Vou relembrar apenas aqui de como aquele titulo foi importante para mim. E não posso deixar de cita-lo neste humilde espaço.

Aquela foi uma época na qual comecei a acompanhar o futebol. E não me lembro da campanha do Corinthians, mas me lembro daquele jogo final em especial. Meu pai, na sala escutando pelo rádio, e me lembro que ele comemorou o gol com muita vibração. E me lembro que meu pai pendurou uma bandeirinha na minha bicicleta e eu saí pelas ruas do bairro comemorando todo feliz o título. Eu tina só 8 anos.

Na sequência, meu pai me falou que ia me comprar uma camisa do Corinthians. Me lembro que fiquei todo feliz. No ano seguinte ele me compro a camiseta, inclusive eu a tenho até hoje, veja abaixo...



Bom, eu andando de bicicleta com a bandeira do Corinthians pendurada, devem ter havido alguns Corinthianos que comemoraram comigo, não me lembro, mas me lembro bem da bike (que era amarela) e da bandeira pendurada.

Não sofri o que muito Corinthianos sofreram com os canalhas dizendo que não temos um titulo Brasileiro, pois realmente não vivi esta época como torcedor, mas imagino o que a geração que viveu 90 e até a que viveu 77 sofreu toda vez que alguem vem me falar deste maldito torneio que é a Libertadores. Mas o titulo de 90 eu só vim entender a importancia dele no cenário nacional depois de muito tempo.

Mas para mim ele tem uma importância Vital.Todo Corinthiano nasce Corinthiano, mas o título de 90 me fez ser este Corinthiano que sou.

Então, UM GRANDE SALVE AOS HERÓIS DE 1990! Obrigado pela garra mosqueteira, e me fazer entender o que é o CORINTHIANS!

VAI CORINTHIANS!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tecnologia no Futebol - De que vale a torcida então?



Olá amigos Corinthianos!

Esta semana pós término do Modorrento Campeonato Brasileiro, foi efetuado um jogo-teste, testando novas tecnologias para que seja usada no futebol, sendo a principal a parada do jogo para que seja verificado se o impedimento houve ou não houve. Segue abaixo a minha modesta opinião.

O Futebol é popular hoje por algumas razões. Dentre estas razões está, justamente, a falta de "frescuraiadas" de equipamentos e tecnologias para "melhorar" o esporte. Vejam, amigos, se você vier aqui na periferia, verá nas ruas 2 chinelos havaianas sendo as traves, a área riscado de giz ou tijolo, a bola barata e o futebol comendo solto. Digo isso pois passei a minha infância jogando assim, na rua, 2 contra 2 no golzinho, rua contra rua, com camisa x sem camisa, descalço...

Veja o exemplo do futebol americano. É um baita dum esporte para quem entende, cheio de estratégias, e até certo ponto democrático, no que diz respeito a porte físico (no time precisa de "brucutus" e Gênios), porém já pararam para pensar por que ele não é um esporte popular no mundo. Pois o futebol americano é cheio de equipamentos e tecnologias. Tem hora que o esporte se torna maçante, principalmente para quem não entende, de tantas paradas na partida para checar se o jogador efetuou uma ação ou não. O esporte é mais justo? Pode até ser, mas perde a magia, não acham.

Agora imaginem isso no futebol...

Vejam bem, o que dá graça no futebol, além do jogo em si, são as discussões que o futebol gera após os 90 minutos. Tanto que, logo após o jogo, temos programas pós jogo em todas as mídias, discutindo lances polêmicos e mostrando os gols e as belas jogadas. Fora o fato de nós, torcedores, tirando sarro do rival ou ficando puto da vida por que o Juiz errou (e vejam, não estou falando de mal-caratismo, que é o que acontece contra o Corinthians um bocado de vezes). Imaginem  se acontecesse no futebol estas paradas? Imaginem a torcida perdendo empolgação com um monte de parada de lance.

Vale lembrar também que, o futebol envolve muita paixão, e claro, a maior prova de paixão são os torcedores que incentivam o time sem parar (com exceção da bixarada, hehe). Para o que eu vou explicar agora, vale lembrar o que o mano de alambrado Filipe escreveu em seu site aqui.

O visitante tem que estar em clara desvantagem, e isso tem que ser todos (torcida, time,  delegação, presidente adversário, etc). O futebol é assim desde que foi devolvido ao povo, e a torcida fazia caravanas para fazer pressão. Então, de que adianta eu estar no alambrado, perdendo a voz, fazendo a pressão que o maledeto bandeira merece sofrer, e de que adianta a torcida "cantar pra te empurrar", se no lance polêmico a pressão não se fizer valer, pois o lance será "verificado" no replay. Vejam, não falo só do Corinthians no Pacaembú, mas também do Sport na Ilha ou o S4n7os na Vila, passando até por Parmera no Palestra, e assim vai...

Este ato de melhor o futebol através da tecnologia é mais uma tentativa de assassinar o futebol como o conhecemos, e da forma que ele deve ser. E isto tudo vem embutido na maldita elitização do futebol, a qual devemos combater com todas as nossas forças, família Corinthiana.

NÃO A NOVAS TECNOLOGIAS NO FUTEBOL!
NÃO A ELITIZAÇÃO NO FUTEBOL!
NÃO AO FIM DE PRESSÃO DA TORCIDA NO ALAMBRADO!

E VIVA O CORINTHIANS!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Anti-Corinthianismo



Olá amigos Corinthianos...

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela imagem acima, mas vocês irão perceber que ela tem tudo a ver com o post.

Antes de iniciar este post, sugiro a leitura do texto de Sírio Possenti aqui!

Depois de lido, vamos falar de Anti-Corinthianismo. Vou falar de Anti-Corinthianismo analisando o jogo Corinthians x Cruzeiro, no qual o time inteiro do Cruzeiro, tal qual uma galinha, se pôs a fazer escândalo. Não demorou muito para mídia inteira começar a querer achar pelo em ovo, e a galera rival começar a dizer que o campeonato estava comprado. Comprado, oras... Na semana anterior houveram 2 gols legítimos do Corinthians e o juiz não deu... a mídia falou de 1 gol anulado e ficou martelando o outro gol, tentando achar impedimento do Gordo na jogada. Conseguem entender o tipo de jogo que a mídia faz.

Houve uma campanha maciça, principalmente no Twitter, dizendo que o campeonato já estava nas mãos do Corinthians, podia entregar o troféu, etc. Este tipo de ódio que o Corinthians gera prejudica, em muito, o Clube do Povo. E não estou dizendo que perdemos o campeonato por causa da anti-corinthianada, mesmo porque em muitos jogos faltou vergonha na cara. Mas esta mídia ajudou o Corinthians a pelo menos ter que disputar a pré-libertadores.

Comecei a pensar comigo mesmo, o que o Corinthians faz para gerar tanto ódio dos adversários. Sinceramente não sei! E tento achar a resposta a cada ação anti que sofro. E lá vem "não tem estádio", "não tem libertadores", etc...
O que eu acredito é que, como o Corinthians é uma torcida que tem um time, as nossas ações (as ações da FIel Torcida e o que ela Faz) causa a ira dos adversários; pois:

Que torcida cresceu quando mais estávamos na fila?
Que torcida fez a loucura de uma invasão igual a que fizemos no estádio do Maracanã?
Que torcida faz uma escola de samba apenas para exaltar o nome do Corinthians ao Mundo (isso não quer dizer que sou a favor da política de carnaval da torcida, mas esse é papo para outro post)?

Vale lembrar que fizemos a festa no Vale do Anhangabaú, que foi a maior festa da cidade pelo menos na ultima década, fora as festas que fizemos nos outros bairros da cidade, apenas por nosso AMOR ao CORINTHIANS. Aqui no meu bairro a FIEL São Matheus fez uma festa linda no largo.

Veja aqui, (até eu aprender a postar um vídeo no Blog).

Vejam só... Fui a Goiânia para ver o Corinthians jogar. E lá vieram os antis dizendo "não vai ser campeão, não vai não"... Eu fui para ver o CORINTHIANS. Apenas o Corinthians... e eles não entendem isso.

Dou como exemplo o time da baixada. Reconheço que no primeiro semestre eles estavam com um time jogando redondo e metendo goleadas homéricas (apesar de quando eles enfrentaram o Coringão, ganharam com uma forçinha do abutre do apito). O Coringão jogando esta bola, não teria Morumbi, Pacaembú que aguentasse, seria todo jogo 36 mil, 40 mil. Teve jogo que eles colocaram 6 mil... E depois falam que não temos estádio. Com um publico deste dava para jogar na Fazendinha. Por isso sempre digo que o Corinthians tem estádio, mas nossa torcida é tão grande e tão ativa que nosso estádio não comporta.

Resolvi escrever este post pois me peguei discutindo (de forma amigável) com um santista colega meu hoje. E veio aquele papo de Centernada, Libertadores, estádio, etc. Disse a ele que mesmo assim somos grandes, e o time dele mesmo tendo ganho 2 campeonatos este ano não passa de um time médio, pois é assim que é. E não tem pra ninguem, em discussão contra qualquer um, não baixo a cabeça (e modéstia a parte, também não perco a discussão não).

Aí veio se aliar a ele Palmeirenses e São Paulinos a denegrirem o Time do Povo. Percebem a borbulha do Anti-Corinthianismo se formando. Todos contra nós!

é um caso para ser estudado, meus caros!!

Se tiver idéia, comentem aí... qualquer teoria é aceitável!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2010 - O ANO QUE NÃO ERA PARA SER

Olá amigos Corinthianos!

PERDEMOS PARA NÓS MESMOS

Sinceramente, não sei como começar este post. Apenas digo uma coisa, e que isto é fato, e ninguém há de dizer ao contrário. o CORINTHIANS perdeu o titulo de 2010 para ele mesmo. E não me venham dizer que o Florminense mereceu ganhar o titulo, pois não mereceu, e de bate pronto já digo duas razões: Teve 6 pontos na conta devido a entregada de porcos e bambis. E isso é fato. Outra razão: o Florminense NUNCA será merecedor de um titulo Brasileiro antes de ser rebaixado, disputar a série B e subir sem tapete, aí sim serão merecedores de um titulo nacional.

E por na conta de quem esta derrota...?? pois digo, que ponham na conta de todos.
FALTA MUITA VERGONHA NA CARA, e de muita gente. A diretoria fez de tudo para estragar o centenário, e conseguiu. Contratações mal feitas ( quem veio como peso para o Centenário nem está jogando direito, ou já saiu), Inflação do preço dos ingressos, elitização da torcida como conseqüência...
Aos jogadores, faltou, em muitos jogos, jogarem que nem homens, com Garra e Vontade. Isento aqui alguns jogadores, em especial aos que vieram do Terrão, e também J. Henrique.
E à própria torcida, também não nos isento, pois a cada jogo mal jogado, e a cada jogo no qual faltou vergonha na cara, tinha uma parte da torcida que batia palminhas, e isto me revolta. Mas parece que esta elitização parece irreversível, e não sei se vale mais a pena ficar dando murro em ponta de faca.
Mas a história do CORINTHIANS é assim, e a cada derrota, a cada punhalada pelas costas, nos tornamos mais fortes, e usamos do veneno como antídoto. Então agora, mais do que nunca, devemos usar as derrotas deste ano para trazer vitórias no próximo ano.
E um aviso à diretoria (que nem sei se um dia vai ler isso, mas...): Quem vive de CORINTHIANS é a torcida! O jogador vive de jogar com raça e dar titulos para a torcida. E tenho dito.

O JOGO
Tive o privilégio de poder ir à Goiania acompanhar o Jogo... E não vou ficar de muitas delongas, pois todos viram o que aconteceu, com algumas considerações apenas:
> Julio falhou, no jogo que não podia falhar ( se é que goleiro pode falhar em algum momento). Porém, é um dos poucos do elenco que é Corinthiano de verdade, nos salvou em vários jogos, joga com amor, e não merece ser crucificado por este lance. E que o fizer, sugiro rever os seus próprios conceitos de Corinthianismo. E se Elias tivesse feito o gol que perdeu na cara, a falha seria irrelevante.
> Ronaldo é sem duvida um jogador fora de série. Tem uma técnica apurada, e isso se viu na bola na trave que ele chutou. Portanto... DEVE CRIAR VERGONHA NA CARA E SE CUIDAR NO PRÓXIMO ANO!!
> A torcida do CORINTHIANS é um espetáculo a parte. Fez a sua parte o ano todo, mesmo quando o time não mereceu. E, apesar de toda bizinice, marquetinice, cretinice, etc, continuaremos fazendo nossa parte.

O FUTEBOL COMO DEVE SER ( FORA DAS 4 LINHAS)
Nesta minha ida à Goiania, vi algumas coisas que em SP não se vê mais, e que no meu ponto de vista é como o futebol deve ser das linhas para fora. E que a maldita elitização do futebol está, ao contrário do que o CORINTHIANS fez a 100 anos atrás, aos poucos tirando o futebol do povo. Veja aí.
> O Serra Dourada eu achei um bom estádio, a visão é boa e o melhor, na arquibancada é possível rodear o campo (com exceção da separação das torcidas dos dois times, claro. Seria como, no Pacaembú, vc conseguir ir do Tobogã à numerada, passando pelas arquibancadas.
> Cerveja dentro do estádio é vendida. Afinal, isso é conforto ao torcedor. Não quero cadeirinha que esquenta a bunda, caviar e champangne, para mim, cerveja num preço justo, pernil fora do estádio já é conforto para mim.
> apesar de sermos visitantes, o estádio era nosso. Isso não impediu de se encontrar Goianos andando no meio de Corinthianos sem que isso gerasse uma briga. Porém, claro, isso FORA DO ESTÁDIO. Dentro do estádio, tudo separado e GUERRA DE TORCIDAS, com eles gritando do lado de lá e a gente do lado de cá ( a proposito, eles torcem mais que a bixarada. Ah..., mas quem não torce?).
> Restaurante fora do estádio, com comida Boa e Barata (comi um puta pratão e gastei R$ 10). Por mim, que se fizesse um BOM PRATO do lado do Pacaembú.

Como finalização de POST, gostaria de dizer aos meus amigos da rádio Coringão que foi um prazer encontra-los no parque sagrado de São Jorge, e maior satisfação ainda participar do programa. Além de rever alguns amigos que fazia tempo que não os via.
Também satisfação de encontrar alguns amigos em Goiania. Parabéns a FIEL TORCIDA!!

E SALVE O CORINTHIANS!!!!!!