segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tecnologia no Futebol - De que vale a torcida então?



Olá amigos Corinthianos!

Esta semana pós término do Modorrento Campeonato Brasileiro, foi efetuado um jogo-teste, testando novas tecnologias para que seja usada no futebol, sendo a principal a parada do jogo para que seja verificado se o impedimento houve ou não houve. Segue abaixo a minha modesta opinião.

O Futebol é popular hoje por algumas razões. Dentre estas razões está, justamente, a falta de "frescuraiadas" de equipamentos e tecnologias para "melhorar" o esporte. Vejam, amigos, se você vier aqui na periferia, verá nas ruas 2 chinelos havaianas sendo as traves, a área riscado de giz ou tijolo, a bola barata e o futebol comendo solto. Digo isso pois passei a minha infância jogando assim, na rua, 2 contra 2 no golzinho, rua contra rua, com camisa x sem camisa, descalço...

Veja o exemplo do futebol americano. É um baita dum esporte para quem entende, cheio de estratégias, e até certo ponto democrático, no que diz respeito a porte físico (no time precisa de "brucutus" e Gênios), porém já pararam para pensar por que ele não é um esporte popular no mundo. Pois o futebol americano é cheio de equipamentos e tecnologias. Tem hora que o esporte se torna maçante, principalmente para quem não entende, de tantas paradas na partida para checar se o jogador efetuou uma ação ou não. O esporte é mais justo? Pode até ser, mas perde a magia, não acham.

Agora imaginem isso no futebol...

Vejam bem, o que dá graça no futebol, além do jogo em si, são as discussões que o futebol gera após os 90 minutos. Tanto que, logo após o jogo, temos programas pós jogo em todas as mídias, discutindo lances polêmicos e mostrando os gols e as belas jogadas. Fora o fato de nós, torcedores, tirando sarro do rival ou ficando puto da vida por que o Juiz errou (e vejam, não estou falando de mal-caratismo, que é o que acontece contra o Corinthians um bocado de vezes). Imaginem  se acontecesse no futebol estas paradas? Imaginem a torcida perdendo empolgação com um monte de parada de lance.

Vale lembrar também que, o futebol envolve muita paixão, e claro, a maior prova de paixão são os torcedores que incentivam o time sem parar (com exceção da bixarada, hehe). Para o que eu vou explicar agora, vale lembrar o que o mano de alambrado Filipe escreveu em seu site aqui.

O visitante tem que estar em clara desvantagem, e isso tem que ser todos (torcida, time,  delegação, presidente adversário, etc). O futebol é assim desde que foi devolvido ao povo, e a torcida fazia caravanas para fazer pressão. Então, de que adianta eu estar no alambrado, perdendo a voz, fazendo a pressão que o maledeto bandeira merece sofrer, e de que adianta a torcida "cantar pra te empurrar", se no lance polêmico a pressão não se fizer valer, pois o lance será "verificado" no replay. Vejam, não falo só do Corinthians no Pacaembú, mas também do Sport na Ilha ou o S4n7os na Vila, passando até por Parmera no Palestra, e assim vai...

Este ato de melhor o futebol através da tecnologia é mais uma tentativa de assassinar o futebol como o conhecemos, e da forma que ele deve ser. E isto tudo vem embutido na maldita elitização do futebol, a qual devemos combater com todas as nossas forças, família Corinthiana.

NÃO A NOVAS TECNOLOGIAS NO FUTEBOL!
NÃO A ELITIZAÇÃO NO FUTEBOL!
NÃO AO FIM DE PRESSÃO DA TORCIDA NO ALAMBRADO!

E VIVA O CORINTHIANS!

Nenhum comentário: